Erros na entrevista de emprego que podem deixar você fora da vaga



Selecionar profissionais para as vagas das empresas é uma tarefa que demanda cuidados extremos, por isso, os entrevistadores são pessoas treinadas para ler a sua personalidade, captando mensagens pelos seus gestos e respostas. A entrevista é a prova de fogo para quem está na fila do banco de talentos. Atente-se para as dicas a seguir e saiba como evitar erros fatais que vão jogar cimento nas suas chances de conquistar a vaga pretendida.
1 – Atraso
Fazer qualquer pessoa esperar é falta de respeito, chegar atrasado numa entrevista de emprego mostra que você é desorganizado e que não deu a devida importância ao compromisso. Se você enfrentou problemas para chegar ao local e o atraso não aconteceu por desleixo, ligue para a empresa, explique ao contratante e diga se é possível passar outro candidato na sua frente até que você consiga chegar.
2 – Evite a extrema simpatia
Você pode ser um cara muito legal, mas não é na entrevista de emprego o momento ideal para mostrar isso. Evite elogiar a aparência do entrevistador e tratá-lo com liberdade, ele não é seu amigo e você pode parecer um bajulador. Seja cordial e lembre-se que a entrevista é um momento formal.
3 – Questionar o horário estabelecido
São poucas as empresas que oferecem vagas com horários flexíveis. A empresa precisa da sua dedicação naquela determinada carga horária, se você não pode se comprometer, a vaga não é pra você.
Create your own banner at mybannermaker.com!
4 – Objetividade
Seja prático, não conte histórias para responder às perguntas feitas pelo entrevistador, esse tipo de atitude demonstra insegurança e falta de clareza nos assuntos. Responda o que lhe foi perguntado com tranqüilidade, sem o uso de gírias e sem citar situações que exemplifiquem a resposta.
5 – Pretensão salarial
Se você foi até a entrevista sabendo o valor pago para aquele cargo, não justifique um aumento baseado em suas necessidades financeiras pessoais. Caso você tenha sido surpreendido com um valor abaixo do esperado, vá até o fim da entrevista com todo seu empenho, e somente depois de responder todas as questões, diga que o valor está abaixo do que você pretendia, e coloque-se à disposição para uma próxima oportunidade quando a proposta financeira estiver de acordo com a sua pretensão.

6 – Costumes internos da empresa

As práticas internas da empresa não vão mudar com a sua chegada, portanto, não cabe perguntar ao contratante situações como emenda de feriados, a qualidade dos aposentos da empresa (ex.: na cozinha tem micro-ondas, é espaçosa, terei armário para guardar meus pertences, etc) e questionar a idoneidade dos serviços da mesma (ex.: eu li no Twitter algumas reclamações de consumidores sobre vocês).
7 – ‘O que lhe interessou na vaga?’
Esteja preparado para responder essa pergunta com clareza e rapidez. Antes da entrevista, faça uma pesquisa sobre a empresa e mostre que você sabe onde está pisando. Evite ser modesto demais para parecer mais simpático aos olhos do entrevistador.
8 – Situações de pressão
Uma das funções do entrevistador é surpreender o candidato. De acordo com os gerentes de recursos humanos, uma das perguntas mais usadas ultimamente é: ‘Como você lida ao trabalhar sobre pressão?’. Responda usando exemplos profissionais, jamais pessoais.
9 – ‘Por que devemos contratá-lo?’
Não fique pensativo nesse momento, demorar nessa resposta pode estragar tudo. Esta resposta deve conter os melhores itens da sua carta de apresentação, aqueles que resumem suas principais aptidões. Jamais cite: ‘porque eu preciso, porque eu sou uma pessoa merecedora, porque eu tenho tudo o que a empresa procura’.

10 – Se o entrevistador abrir espaço…

Quando a entrevista está chegando ao final, geralmente o entrevistador deixa uma lacuna para que você faça suas observações. Se isso acontecer, acrescente o que não lhe foi perguntado sobre suas aptidões e aproveite para saber mais sobre a empresa. Evite comentários negativos das empresas que você trabalhou e procure mostrar otimismo com relação à vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário