Como evitar fraudes na internet



Já imaginou sua vida sem internet? Pois muita gente nem considera essa possibilidade e, cada vez mais, esses internautas optam por efetuar suas transações bancárias pela web.  Segundo a  Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2010, o internet banking atingiu o recorde histórico de 12,8 bilhões de transações, o que significa um aumento de 27,4% comparado ao ano anterior.
O problema é que o crescente acesso à internet e à informação não inibe o número de tentativas de crimes virtuais. Como divulgado pela instituição, as perdas com fraudes bancárias realizadas por meio eletrônico chegaram a R$ 685 milhões no primeiro semestre de 2011, 36% a mais que o registrado no mesmo período de 2010.
Por isso, é importante adotar medidas de segurança – simples, mas valiosas – para não cair nas armadilhas dos fraudadores.
Create your own banner at mybannermaker.com!
1.    Mantenha o antivírus atualizado em seu computador;
2.    Sempre que acessar o site do banco, digite sua senha de forma errada na primeira vez; se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é verdadeiro, porque o sistema tem como checar a senha. Sites piratas não têm como conferir a informação; o objetivo é apenas capturar a senha.
3.    Troque a sua senha de acesso ao banco na Internet periodicamente;
4.    Cuidado com e-mails não solicitados ou de origem desconhecida, especialmente se tiverem arquivos anexados;
5.    Não realize operações em equipamentos públicos, como lan houses e cibercafés, ou que não tenham programas antivírus atualizados;
6.    Ao escolher um provedor, leve em consideração suas políticas de segurança e a confiabilidade da empresa;

7.    
Opte por versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois  geralmente incorporam melhores mecanismos de segurança.

8.    
Só faça downloads (transferência de arquivos) de sites que conheça e saiba que são confiáveis;
9.    Para certificar-se que está no site desejado, seja do banco ou outro qualquer, clique sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site deve aparecer na tela confirmando sua autenticidade;
10.    Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco.
Sistema anti fraude
Diante do número de ataques fraudulentos no meios eletrônicos, as instituições bancárias têm investido mais em tecnologias que aumentam a segurança de seus canais; em 2010, as despesas e investimentos das instituições brasileiras em Tecnologia da Informação (TI), que atingiram R$ 22 bilhões, de acordo com a Frebraran.
Pensando neste segmento, o  engenheiro  da USP Stephan Kovach desenvolveu um novo sistema que promete detectar fraudes em transações bancárias via internet. Em simulações, o modelo foi capaz de detectar a fraude com um êxito de 90% a 94%, contra 70% do método tradicional.
“O método é baseado na observação da identificação de uma máquina de onde se origina a consulta aointernet banking. Essa identicação é composta pelo endereço IP (Internet Protocol) e por outras informações internas da máquina”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário